Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Quokka: O animalzinho sorridente

Quokka, você já conhecia esse simpático animalzinho?


Esse bichinho que mais parece um personagem de desenho animado é um marsupial (assim como os cangurus) e é encontrado apenas na Austrália.

Eles possuem o tamanho aproximado de um gato. Pesam entre 2 a 4 quilos e, com exceção dos traços peculiares que lhes dão o ar de estarem sempre sorrindo, parecem pequenos cangurus.


Eles vivem quase que exclusivamente na Ilha Rottnest (na Austrália Ocidental), mas também são encontrados em pequenos grupos nas areas próximas à ilha. 
Os quokkas vivem em climas quentes, entre arbustos e lugares com grama alta (para se esconderem de predadores). Eles criam suas próprias trilhas e caminhos para poderem se alimentar e escapar de predadores.

Herbívoros e com hábitos geralmente noturnos, costumam se alimentar de grãos e folhas, e aguentam passar longos períodos de tempo sem água ou comida.
o quokka parece sorrir para a câmera enquanto se prepara para comer mais uma folhinha ;)





Ao contrário de muitos animais australianos, o quokka parece não ter medo algum dos humanos. Pelo contrário, são bastante curiosos e amigavéis, e também deixam-se fotografar à vontade. Mas, infelizmente, esse comportamento pode ter contribuído na redução de sua população, juntamente com a introdução de gatos, dingos (cães selvagens) e raposas, todos predadores não nativos da Austrália. O desenvolvimento da agricultura na região também reduziu bastante o seu habitat, o que contribuiu para a diminuição da espécie, assim como a derrubada e queima de terras pantanosas.

Hoje, a área é protegida e mantida livre de gatos e raposas, e, com a ajuda de projetos de conservação, a população da espécie vem aumentando. Mas ainda está em risco, e de acordo com a Lista Vermelha da IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) a espécie é classificada como vulnerável. 

Mesmo sendo bastante populares na Austrália, e embora o comportamento dos bichinhos seja bastante convidativo; para o próprio bem deles, é proibida interação do público com os quokkas sem uma permissão especial.


Curiosidades: 
  • O quokka foi um dos primeiros mamíferos australianos a serem vistos pelos europeus;
  • Já foram confundidos pelos europeus com gatos selvagens, e até ratos gigantes;
  • O nome 'quokka ' lhes foi dado pelos próprios nativos da ilha;

Dois adultos 'quokkas' e um filhote, provavelmente uma família, em Bathurst, Rottnest
Island, Australia. Foto  by  hesperian

Veja abaixo algumas gravações desses curiosos e 'sorridentes' quokkas:

 

Confira mais algumas fotos desse simpático bichinho:


O quokka lembra um canguru em miniatura.

Um filhote brincando com uma fêmea adulta.

Diga Xiiis! :D

Mesmo dormindo, o quokka parece estar alegre.

"Obrigado pela visita, volte sempre, viu?" ^_^


Fontes:
Australian Fauna
Wikipedia: Quokka
Huffington Post
Buzzfeed.com
Arkive

Nenhum comentário:

Postar um comentário