Esse bichinho que mais parece um personagem de desenho animado é um marsupial (assim como os cangurus) e é encontrado apenas na Austrália.
Eles possuem o tamanho aproximado de um gato. Pesam entre 2 a 4 quilos e, com exceção dos traços peculiares que lhes dão o ar de estarem sempre sorrindo, parecem pequenos cangurus.
Eles vivem quase que exclusivamente na Ilha Rottnest (na Austrália Ocidental), mas também são encontrados em pequenos grupos nas areas próximas à ilha.
Os quokkas vivem em climas quentes, entre arbustos e lugares com grama alta (para se esconderem de predadores). Eles criam suas próprias trilhas e caminhos para poderem se alimentar e escapar de predadores.
Herbívoros e com hábitos geralmente noturnos, costumam se alimentar de grãos e folhas, e aguentam passar longos períodos de tempo sem água ou comida.
o quokka parece sorrir para a câmera enquanto se prepara para comer mais uma folhinha ;) |
Ao contrário de muitos animais australianos, o quokka parece não ter medo algum dos humanos. Pelo contrário, são bastante curiosos e amigavéis, e também deixam-se fotografar à vontade. Mas, infelizmente, esse comportamento pode ter contribuído na redução de sua população, juntamente com a introdução de gatos, dingos (cães selvagens) e raposas, todos predadores não nativos da Austrália. O desenvolvimento da agricultura na região também reduziu bastante o seu habitat, o que contribuiu para a diminuição da espécie, assim como a derrubada e queima de terras pantanosas.
Hoje, a área é protegida e mantida livre de gatos e raposas, e, com a ajuda de projetos de conservação, a população da espécie vem aumentando. Mas ainda está em risco, e de acordo com a Lista Vermelha da IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) a espécie é classificada como vulnerável.
Mesmo sendo bastante populares na Austrália, e embora o comportamento dos bichinhos seja bastante convidativo; para o próprio bem deles, é proibida interação do público com os quokkas sem uma permissão especial.
Curiosidades:
- O quokka foi um dos primeiros mamíferos australianos a serem vistos pelos europeus;
- Já foram confundidos pelos europeus com gatos selvagens, e até ratos gigantes;
- O nome 'quokka ' lhes foi dado pelos próprios nativos da ilha;
Dois adultos 'quokkas' e um filhote, provavelmente uma família, em Bathurst, Rottnest Island, Australia. Foto by hesperian |
Veja abaixo algumas gravações desses curiosos e 'sorridentes' quokkas:
Confira mais algumas fotos desse simpático bichinho:
O quokka lembra um canguru em miniatura. |
Um filhote brincando com uma fêmea adulta. |
Diga Xiiis! :D |
Mesmo dormindo, o quokka parece estar alegre. |
"Obrigado pela visita, volte sempre, viu?" ^_^ |
Fontes:
Australian Fauna
Wikipedia: Quokka
Huffington Post
Buzzfeed.com
Arkive
Nenhum comentário:
Postar um comentário